Your Shopping Cart  

Your Cart is currently empty.

História
Américo LealA existência da Scorpio está intimamente ligada à força de vontade de um homem, Américo Leal que desde o dia em que deixou de ser funcionário da administração local, na Câmara de Porto de Mós, para se dedicar ao sector privado, onde começou a trabalhar numa firma de comércio e distribuição de bebidas, o que surgiu «como resposta a um desafio», salienta.
 
 
«As coisas correram bem», confessa Américo Leal. Um dia, resolveu começar a sua carreira a solo, como empresário em nome individual, estabelece-se na Vila de Porto de Mós, com a Garrafeira Alcaide em 1989, «porque ficava perto do Rio Alcaide» diz. O crescimento deste primeiro negócio individual leva-o a pensar na constituição de uma empresa com o mesmo nome, o que se revelaria uma desilusão, porque o nome «Alcaide», não foi aceite no registo «por já existir uma marca de aguardentes com o mesmo nome».
 
Solar da Cepa 
Dos derrotados não reza a história e, por isso, «sonhei com o nome Solar da Cepa». Do sonho à realidade foi um instante, assim nasceu em 1992, uma empresa que rapidamente se afirmou no mercado. A comprovar a qualidade do serviço, está o facto de muitos dos actuais clientes da Scorpio afirmarem peremptoriamente que «já são nossos fornecedores desde que eram Solar da Cepa».
Em 1995, Américo Leal, com o Solar da Cepa, aposta no mercado de Coimbra e adquire 50 por cento de uma empresa local – “Armazéns Ideal Mondego”, que já possuía um cash and carry como ponto de venda.
Em Novembro de 1996, concretiza a mudança para as actuais instalações, em São Jorge, depois de um processo de compra do terreno e construção das mesmas.
Em 1997 continuou a sua fase de expansão com a abertura de mais um armazém de venda em Leiria.
ArmazémEm 1998, adquire a totalidade da empresa “Armazéns Ideal Mondego”, em Coimbra.
Ainda no ano de 1998, no fim de todo este percurso no sector, é constituída a sociedade anónima Scorpio, S.A., cujo crescimento pode ser sintetizado de forma simples: de uma facturação na ordem de um milhão de euros no ano arranque, para uma facturação actual de cerca de 5 milhões de euros.
Em 2001,um visionamento pelas estatísticas publicadas em órgãos de comunicação social, revela dados interessantes. Na listagem referente às «1.000 Maiores Empresas », por vendas e a nível nacional, publicada pela Revista Exame em 2001, a Scorpio surge na posição 191. Em 2002, é a vez das estatísticas feitas pelo Semanário Económico, abrangendo as melhores 1.500 PME nacionais, integrar a Scorpio, na 396ª posição. Em 2000, já o semanário Região de Leiria a havia cotado como a número 75, entre as empresas do distrito de Leiria.
Sabendo-se que estas classificações abrangem todos os ramos, fácil será entender que as classificações obtidas pela Scorpio a colocam numa posição cimeira no seu sector específico.
Em 2008, a aquisição da marca NETO COSTA, confere à Scorpio uma posição líder de mercado, em relação a um lote muito alargado de produtos, de onde se destacam a “Tijuana”, “Amêndoa Amarga”, “Absinto” e “Tríplice Seco” entre outros, com várias medalhas de Ouro e Prata ganhas em concursos Internacionais, o que permite á Scorpio concretizar uma forte aposta na expansão destes produtos no Mercado Nacional onde já são sobejamente conhecidos, mas e principalmente Mercado Internacional onde o crescimento destes é enorme.
Neste momento a Scorpio configura-se como uma das maiores empresas nacionais no ramo da distribuição de bebidas, obtendo honrosos lugares nas estatísticas, sendo desde 2008 PME Líder, o que num sector extremamente competitivo, é prova do rigor e dinamismo colocados na gestão.
«Tudo isto foi possível porque sempre encontrei clientes que se tornaram nossos amigos, confiavam na qualidade do serviço e davam sugestões» Américo Leal.
Como cliente, Jorge Duarte, sócio-gerente da conhecida discoteca Palace Kiay, uma empresa com 30 anos, conhece o trabalho de Américo Leal desde o princípio e com ele se tem mantido. «É um serviço óptimo e, acima de tudo, personalizado; com a preocupação de estar sempre perto do cliente. Estou convencido que com a capacidade e dinamismo, o serviço, que já é muito bom, sê-lo-á ainda mais», diz.

No final de Novembro de 2011 a Scorpio deu mais um paço na sua evolução, inaugurando uma nova garrafeira. A loja tem uma gama de produtos que roça as 3.000 referências e inclui toda a espécie de bebidas, incluindo vinhos tranquilos, espumantes e destilados. Bem como alguns produtos gourmet, como azeites, queijos e enchidos. O Vinho do Porto está em grande destaque, com uma colecção que abarca mais de um século de datas de colheita. O espaço vai servir ainda para “jantares vínicos todos os fins-de-semana, assim como provas de vinhos e noites de fados”. A ambição deste empresário não acaba aqui. Vai fazer melhoramentos graduais e afirma que “dentro de 3 anos quero ter a melhor garrafeira nacional”.

 
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.